A automatização de processos e a integração dos bancos de dados do RH são o ponto de partida para as transformações que podem melhorar a experiência dos colaboradores de uma empresa. A Bematize vem desenvolvendo projetos dessa natureza para clientes de diferentes portes e áreas de atuação com resultados consistentes e relevantes.
Um dos projetos foi realizado para a everis Brazil, multinacional de consultoria e soluções de estratégia e de negócios que, há dois anos, passou a integrar o grupo NTT DATA, uma das dez maiores empresas mundiais de serviços de TI.
Com a consultoria da Bematize, foi desenvolvido um portal que integrou os bancos de dados do RH e hoje é um centro eficiente de gestão e autoatendimento para os profissionais da everis Brazil. O funcionário pode, pelo portal, ter a alterações de dependentes, solicitar vale transportes e aderir previdência privada, por exemplo, tudo isso realizado com autonomia e de modo remoto. Ronn Gabay, sócio-fundador da Bematize, comentou os resultados do projeto, afirmando que “segurança da informação, agilidade nos processos, qualidade nas entregas e redução de custos são alguns dos principais resultados deste trabalho, essencial para que o RH tenha realmente uma atuação diferenciada e permita a melhor experiência dos funcionários”.
“Temos muitos profissionais que trabalham geograficamente distantes da sede, em projetos, e também os que fazem home office. Esta configuração dificultava a comunicação, o que impactava no engajamento e ficaria difícil alcançar o objetivo de oferecer a melhor experiência. Com o portal, não é preciso que o empregado vá até o RH ou aguarde o envio de dados por e-mail. Sem contar que as pessoas sentem maior confidencialidade. Este recurso foi uma revolução e de fato melhorou a experiência do funcionário, além de tornar o serviço mais eficiente”, contou Rita de Cássia de Souza, head de Pessoas da everis Brazil, durante o Simpósio Bematize 2017.
O projeto do portal inaugurou uma nova fase no RH da everis Brazil e transformações foram implantadas, entre elas a criação de um aplicativo para celulares que leva ao colaborador diversas informações sobre a empresa, com recursos de interatividade e conexão com outros membros das equipes. Também foi divulgada a política de home office da empresa e criados comitês com a participação dos funcionários para que possam fazer reclamações e sugestões de melhoria.