Fevereiro Roxo e Laranja: Assim como Outubro Rosa e Novembro Azul, o mês de fevereiro é dedicado a campanhas de prevenção de doenças. O Fevereiro Roxo e Laranja é uma campanha de conscientização de quatro doenças. Onde a cor roxa é para o Lúpus, Fibromialgia e o Mal de Alzheimer. Já a cor laranja vem representando a leucemia.
O trio representado pela cor roxa é composto por duas doenças autoimunes e uma degenerativa, e todas elas são doenças silenciosas, incuráveis e de progressão gradual.
O laranja representa um dos tipos mais graves de câncer, que afeta os glóbulos branco, sem causa conhecida.
Entenda melhor essas campanhas
Fevereiro Roxo
A campanha foi criada para concscientização da população, visando o diagnóstico na fase inicial. Visando uma melhor qualidade de vida daqueles que foram diagnosticados, já que se trata de doenças sem cura.
- Lúpus:
O Lúpus é caracterizado pelo distúrbio crônico, onde o organismo produz anticorpos em excesso. Sendo assim, atacando o próprio tecido e causando inflamações.
- Fibromialgia:
A Fibromialgia afeta as articulações causando dor em todo o corpo, principalmente músculos e tendões. Tem como sintomas muita dor, irregularidade no sono, ansiedade, cansaço excessivo entre outros.
- Mal de alzheimer
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, afetando as funções cognitivas, reduzindo as capacidades e interferindo na personalidade, memória e podendo causa demência.
Fevereiro Laranja
O fevereiro laranja busca conscientizar e incentivar a prevenção do câncer, visando também a doença da medula óssea, pois estatisticamente falando a cada cem pacientes, apenas um doador é compatível.
- Leucemia
A leucemia é caracterizada pela produção desordenada dos glóbulos brancos, perdendo assim o seu mecanismo de defesa. A doença apresenta sintomas como palpitação, manchas roxas ou pontos vermelhos pela pele, anemia, palidez, entre outros.
A campanha no mês de fevereiro busca alertar o máximo de pessoas possível para a busca de um médico assim que os sintomas são apresentados e fazer os exames de rotina para prevenção.
E caso haja o diagnóstico, que seja feito na fase inicial para melhor qualidade de vida nesse processo.
Lembrando, verifique se você pode ser um doador de sangue e de medula óssea. E doe, assim você ajudará quem precisa.