Falar sobre o que é e como funciona a gestão de benefícios flexíveis nas empresas é nosso trabalho diário. Sobretudo, saiba que muito mais que deixar o poder de escolha nas mãos do colaborador, ela contribui positivamente para o seu desempenho na organização. Em outras palavras, benefícios flexíveis e salário emocional se complementam. Neste post vamos falar sobre o que é e qual a sua importância nas organizações.
O que é salário emocional e sua relação com benefícios flexíveis
O salário emocional é um conjunto de fatores que oferece incentivos emocionais e motivacionais aos colaboradores de uma organização, proporcionando assim um bom clima organizacional. Nesse sentido, alguns dos objetivos do salário emocional são: aumentar o engajamento, comprometimento e produtividade da equipe.
Já benefícios flexíveis é a ação de uma empresa que opta por deixar que o colaborador escolha seu próprio benefício, dentro de uma gama de opções pré-disponibilizadas. Ou seja, a empresa oferece diversas opções para seus colaboradores, que escolhe o que mais atende às suas necessidades.
Benefícios flexíveis e salário emocional se complementam. Além disso, 80% dos fatores que compõem o salário emocional são atribuídos por meio de incentivos e benefícios que definem a renumeração.
Salário emocional: Fatores de renumeração que vão muito além do dinheiro
Antes de mais nada, salário emocional não é composto somente por dinheiro. Pesquisas revelam que colaboradores são mais satisfeitos em empresas que oferecem benefícios e incentivos, além do dinheiro definido como salário. Logo, o salário emocional é um conjunto de fatores que contribui positivamente para o desempenho do colaborador na organização.
Alguns dos principais fatores do salário emocional são:
Autonomia: Liberdade para trabalhar e administrar projetos;
Pertencimento: A sensação de pertencer a um grupo que te valoriza como pessoa e profissional;
Criatividade: A oportunidade de expor a sua marca criativa no ambiente profissional;
Prazer: Viver momentos agradáveis no trabalho;
Inspiração: Momentos de ampliação de possibilidades graças a seu trabalho.
A importância dos benefícios flexíveis para o salário emocional
A praticidade e modernidade obtida por meio da gestão de benefícios flexíveis faz com que ela contribua para o desenvolvimento dos fatores do salário emocional. Muitos benefícios e incentivos, como auxílio academia, bolsa estudos, vale cultura, auxílio pet, entre outros, dão autonomia e criatividade ao colaborador. Além disso, o senso de pertencimento é nítido, pois mostra que a empresa se preocupa com outras necessidades do colaborador. Essas vão além das fundamentais, como saúde e bem-estar.
Compor um plano atrelado a um programa de benefícios flexíveis exige muita pesquisa e dedicação do RH. Aliás, é preciso ter em mente que toda informação sobre o colaborador será válida na hora de definir a estrutura do programa. Quer saber como funciona na prática? Conheça o Programa de Benefícios Flexíveis da Bematize e saiba como ter um plano de salário emocional de valor na sua empresa.