O mundo do trabalho mudou e as empresas passaram a desenvolver novas estratégias voltadas a experiência do colaborador. Ferramentas foram desenvolvidas, surgiram metodologias e práticas com o objetivo de tornar o colaborador parte da empresa. Com a pandemia isso se intensificou ainda mais, e trabalhar para que o senso de pertencimento se evidenciasse nas organizações se tornou uma realidade, principalmente em termos de salário e benefício. Vamos falar nesse post sobre como melhorar a experiência do colaborador por meio de benefícios flexíveis.

O que são benefícios flexíveis?

 

Benefícios flexíveis é deixar que o colaborador escolha o seu próprio benefício. Em outras, palavras o funcionário escolhe aquilo que atenda às suas necessidades. Hoje deixar que o colaborador escolha seus benefícios é a forma mais democrática de pensar e respeitar a diversidade dentro da empresa. Isso trará um enorme diferencial para o ambiente e aumentará a satisfação do quadro de funcionários.

Em empresas que implantam um programa de benefícios flexíveis, pode haver um aumento na taxa de retenção de talentos. Além disso, há também uma melhora no clima organizacional e nas relações interpessoais. A família do colaborador também aponta satisfação com a empresa, pois ele pode equilibrar benefícios pensando no uso próprio e de seus dependentes.

Experiência do colaborador: O que é o que as empresas tem feito?

 

A Experiência do colaborador ou Employee Experience, como é comumente chamada no mercado corporativo, é uma prática para obter melhor aproveitamento de todas as percepções e sentimentos que os profissionais vivenciam nas interações com a empresa.

Geralmente a cultura da empresa é a grande responsável nas empresas, que inicia a partir do primeiro processo seletivo e se estende até o desligamento. Experiências positivas e negativas, variam de acordo com o nível do engajamento no trabalho, cultura da empresa e clima organizacional.

Com o objetivo de prezar para que a experiência do colaborador seja positiva do início ao fim de sua jornada, as empresas devem trabalhar aspectos como autonomia, oferecer oportunidades decrescimento, apoio da liderança e entre outros.

Como melhorar a experiência do colaborador por meio de benefícios flexíveis?

Oferecer benefícios flexíveis aos colaboradores de uma empresa é uma excelente forma de cooperar para a experiência do colaborador, pois aumenta o engajamento e gera motivação no trabalho.

Imagine o quanto satisfatório é para um colaborador poder escolher os seus próprios benefícios? Segundo levantamento realizado pela Bematize, 71,43% de 73 mil colaboradores de 14 empresas, entre elas, Deloitte, Sky e iFood, declararam que poder escolher o benefício de acordo com a sua necessidade é um dos principais motivos de permanência na empresa. Ou seja, a prática de benefícios flexíveis nas empresas retém talentos, e consequentemente, o senso de pertencimento, impactando na experiência do colaborador.

Quais benefícios melhoram a experiência do colaborador?

Qualquer benefício pode ser flexibilizado. A prática de benefícios flexíveis já contribui para a experiência do colaborador, basta apenas realizar uma pesquisa interna com e selecionar os benefícios que serão pré-disponibilizados na eleição.

Basicamente, os benefícios que podem ser flexibilizados e que melhoram a experiência do colaborador, são:

– Vale Refeição;

– Vale Alimentação;

– Seguro de Vida;

– Plano de Saúde;

– Odontológico;

– Incentivos como: Vale Cultura, Academia, Auxílio Terapia, Auxílio ao Pet e entre outros.

Quero implantar benefícios flexíveis. Como faço?

Implantar benefícios flexíveis exige tempo e pesquisa, mas para isso pode contar com a ajuda de uma consultoria para ajudar nesse processo. Conheça já o Programa de Benefícios Flexíveis da Bematize e inicie um processo de melhora no engajamento, a fim de promover uma experiência cada vez mais positiva ao colaborador de sua empresa.