A campanha é parte das ações de endomarketing ligadas à saúde e envolve palestras sobre prevenção e diagnóstico
O Outubro Rosa já ganhou destaque no calendário de muitas empresas, independentemente do porte ou segmento. A mobilização é tanta que existem serviços especializados em produzir campanhas e é fácil encontrar sites na web com dicas sobre como preparar as ações de conscientização para funcionárias.
O engajamento é extremamente positivo já que, mesmo com toda a divulgação sobre a prevenção do câncer de mama nos últimos anos, ainda são estimados, para o Brasil, 59.700 casos novos, para cada ano do biênio 2018-2019, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A boa notícia, e que também tem a ver com as ações do Outubro Rosa, seja nas empresas, nos veículos de comunicação e nas redes sociais, é que a realização de mamografias no país cresceu 37%, no comparativo entre os primeiros semestres de 2010 e 2016, passando de 1,6 milhão para 2,2 milhões, de acordo com os dados mais recentes publicados pelo Ministério da Saúde.
Ainda que a informação esteja disponível na internet e em outros meios de comunicação, as empresas contribuem ao falar sobre o assunto dentro do ambiente de trabalho. Os RHs, junto com equipes de endomarketing, têm o desafio de promover o engajamento das colaboradoras. As ações mais comuns são a realização de palestras com profissionais da saúde e o dia em que todos são convidados a trabalhar vestidos de rosa, a fim de alertar sobre a importância da prevenção.
Outro meio de informação sobre o câncer de mama nas empresas são os informativos impressos e eletrônicos. Esses materiais são relevantes porque permitem aprofundar o tema, explicando que o diagnóstico precoce e os tratamentos disponíveis ampliam muito as chances de cura.
Nas mulheres a partir dos 18 anos, o autoexame é um recurso importante para detectar alterações nas mamas. Mas o ideal é descobrir o problema antes mesmo desse estágio em que ele possa ser percebido pelo toque. E para tanto a mamografia é ideal e geralmente prescrita a partir dos 40 anos, sendo que depois dos 50 anos deve ser realizada anualmente.