As mudanças provocadas pela necessidade de adaptação ao contexto da pandemia do novo coronavírus afetaram praticamente todas as áreas das empresas, mas as equipes de RH foram duplamente atingidas.
Isso porque, além de estar em home office – recurso mais utilizado para garantir o necessário isolamento social – os RHs precisam gerenciar o trabalho remoto das demais áreas,
tanto do ponto de vista estrutural quanto com relação às apreensões e expectativas dos funcionários.
A tecnologia e a inovação foram cruciais para o sucesso da gestão de RH nesse período.
Eis as principais ferramentas e estratégias que têm garantido aos RHs não só a continuidade do trabalho à distância, mas o bom relacionamento com os colaboradores da empresa:
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Sistemas de controle do ponto à distância, a fim de acompanhar a jornada do trabalhador. Cada profissional faz a marcação em casa, por meio de um aplicativo fornecido pela empresa. A segurança desse recurso é garantida pelas tecnologias como o reconhecimento facial, geolocalização, além de comprovantes digitais e acesso às marcações e justificativas. Os dados gerados por esses sistemas são compilados em relatórios, que revelam indicadores essenciais para a gestão de pessoas.
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Ferramentas de chamada de vídeo coletiva são o recurso central e dos mais importantes, por permitirem a maior integração das equipes. Os profissionais do RH também devem valer-se delas, tanto para as suas reuniões internas quanto para a comunicação com as demais áreas.
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Plataformas para compartilhamento de formulários e documentos permitem atendimento online e otimizam o trabalho do RH, uma vez que o próprio colaborador acessa suas informações remotamente e pode resolver demandas com maior autonomia.
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Programas de gestão de benefícios flexíveis têm agora um papel ainda mais relevante para os RHs. Como esse período de pandemia trouxe impactos significativos na relevância de
diferentes benefícios, o método de gestão tradicional significa maiores dificuldades na retomada. Isso porque, produtos que tenham sido cortados dos pacotes poderão ser novamente demandados e, assim, exigirem novos fornecedores e arranjos. No caso dos
benefícios flexíveis, a tecnologia facilita todo o trabalho – e uma nova eleição coloca o poder de decisão sobre os pacotes novamente nas mãos dos funcionários.
• Assim como os demais colaboradores da empresa, o pessoal do RH deve usar a criatividade para manter a equipe integrada mesmo à distância. Com a ajuda das ferramentas de comunicação digital, a equipe pode simular diversos ambientes e situações, com o intuito de aumentar a coesão da equipe.
Em casa ou de volta à empresa: um momento delicado
A volta ao trabalho presencial está acontecendo em alguns setores com a reabertura gradual, em um contexto no qual ainda não está disponível vacina contra o novo coronavírus, e com o número de casos em alta em muitas regiões. Assim, o retorno às empresas pode gerar alguma resistência, com profissionais optando, se possível, por continuar trabalhando remotamente.
Os colaboradores chamados a voltar ao trabalho presencial temem riscos à saúde, enquanto os remotos podem se sentir isolados. Esse é um desafio duplo e que precisa ser gerenciado com informação e segurança, para ajudar o funcionário a lidar com a ansiedade e aumentar a sua confiança. Ou seja, é preciso explicar claramente a cada equipe porque o trabalho presencial precisa ser retomado. E, nesse processo, deixar aberta a possibilidade de que eles possam manifestar suas avaliações sobre a situação.
Acertar na comunicação
Na prática, a comunicação transparente e consistente nunca foi tão importante. Quem vai ter de voltar à empresa precisa saber que o seu local de trabalho oferece segurança, inclusive o distanciamento social necessário. Quem continua em casa deve ser estimulado ao engajamento, e a entender também que essa medida protege a todos.
O teletrabalho há muito tempo é percebido como um benefício potencial para os funcionários, permitindo flexibilidade e economizando tempo e dinheiro gastos em deslocamentos, entre outras despesas. Agora, há outro
benefício associado: segurança pessoal. Abandonar a possibilidade de manter o home office pode afetar negativamente o envolvimento e a produtividade dos funcionários, em razão dos temores a Covid-19.
Dentro do RH, é bem possível que parte da equipe possa continuar em casa, e a outra volte à empresa, até mesmo para receber profissionais das demais áreas que estejam retomando a atuação presencial. O profissional de RH sempre estará no centro dessas definições, portanto precisa estar preparado e com o suporte correto para o desafio.
Ser proativo em relação à busca de informações e sugestões dos funcionários sobre esse retorno pode ajudar a identificar sentimentos em relação às desigualdades e outras preocupações. Os instrumentos de audição podem incluir pesquisas, grupos focais e conversas individuais.