11 de junho de 2017
Trabalhadores americanos estão pouco confiantes em ter uma aposentadoria confortável
Pesquisa mostra que os preparativos para a aposentadoria são motivo de estresse nos EUA
A 27ª Pesquisa de Confiança na Aposentadoria, considerado o mais consistente levantamento desse tipo nos Estados Unidos, revelou que permanece baixa a parcela de trabalhadores americanos que estão muito confiantes em sua capacidade de pagar uma aposentadoria confortável. Alguns entrevistados relataram que a preparação para a aposentadoria é emocionalmente ou mentalmente estressante. Realizada pelo Employee Benefit Research Institute (EBRI), a pesquisa mostrou também que, entre aposentados, a confiança em sua capacidade de pagar uma aposentadoria confortável continua a ser comparativamente alta.
Confira os principais resultados da pesquisa:
• Seis em cada 10 trabalhadores americanos sentem-se muito ou um pouco confiantes sobre ter dinheiro suficiente para uma aposentadoria confortável, embora apenas 18% se sintam muito confiantes. A proporção de trabalhadores relatando que se sentem muito ou um pouco confiantes diminuiu em comparação com o ano passado (em 2016, eram 64%).
• Além da falta de confiança, três em cada 10 trabalhadores relatam que a preparação para a aposentadoria faz com que se sintam mentalmente ou emocionalmente estressados.
• Outros três em cada 10 trabalhadores dizem que se preocupam com suas finanças pessoais no trabalho.
• Entre todos os trabalhadores, cerca de metade diz que programas de planejamento de aposentadoria (53%), planejamento financeiro (49%) ou planejamento de saúde (47%) seriam úteis para aumentar sua produtividade no trabalho.
• A confiança do aposentado em ter dinheiro suficiente para uma aposentadoria confortável continua a exceder os níveis de confiança manifestados pelos que ainda estão no mercado de trabalho. Setenta e nove por cento dos aposentados relatam sentir-se muito ou um pouco confiantes sobre ter dinheiro suficiente para viver confortavelmente ao longo de seus anos de aposentadoria, incluindo um terço dos aposentados que se sentem muito confiantes (32%).
• Os trabalhadores que têm um plano de aposentadoria são muito mais propensos a se sentirem confiantes sobre ter dinheiro suficiente para a aposentadoria.